segunda-feira, 25 de maio de 2009

GESTANDO A LÍNGUA MÃE


“Senhor, eu sei que tu me sondas e me conheces. (...)

Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. 16 Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.”(Salmo 139:15 e 16)

Segundo o dicionário Caldas Aulete Digital, gestar é : “dar existência a (outro ser) no interior do próprio corpo. A palavra vem do latim “gestare”, 'levar', 'carregar consigo'. No sentido figurado, gestar é “criar, elaborar, conceber (intelectual ou materialmente). Pensando nessas definições, pensemos no Programa Gestar como uma possibilidade intelectual de se engravidar de projetos, de se emprenhar, de elaborar , conceber intelectualmente novas possibilidades de estratégias e de práticas de ensino que estimulem nossos “pequenos ou grandes aprendizes”, nossos educandos a sentirem-se tocados e seduzidos por uma espécie de Toque de Midas de nossas mãos, no que tange à educação.

Que em nossa lida, sejamos “mestres com carinho”, “Escritores da liberdade”, que haja magia no GESTAR, no ensinar. Que nosso útero mental seja fértil em todo o tempo de gestação educacional.

Um comentário:

  1. Lindo, professora, deveríamos ter constantemente este estado de gestação de ideias e isso vc tem!

    ResponderExcluir