quarta-feira, 10 de junho de 2009

AVALIANDO E REPENSANDO




Na oficina o2 deixamos a primeira"tarefa" para os cursistas: estudo da primeira unidade do TP3.
Mas eu não havia percebido( em meio à tantas informações e implantação do Programa) que eu deveria ter solicitado o estudo das duas primeiras unidades, no caso, 09 e 10.
Contudo, trabalhamos as duas unidades.

Nesta oficina não houve Relato de Prática, por ser especificamente a 1ª de estudo.
Conforme a programação das oficinas sugerida no Guia geral procuramos verificar dúvidas e sugestões. Percebemos que muitos não haviam realmente estudado o que foi pedido. Como havíamos previsto esta possibilidade, além do que foi pontuado pelos professores destacamos alguns pontos teóricos que as unidades abordavam. Usamos apresentações em datashow para isso.

Com relação ao "Texto de Referência", foi tudo muito tranquilo.
Outras partes do TP é que chamaram a atenção.
A unidade 10 aborda os Gênero literário e não literário. Quanto a esta abordagem tanto eu , como formadora, quanto o grupo não gostou do início. Poderia ter sido muito mais interessante, melhor fundamentada e até mais clara.

O Tp3 tráz a biografia de Carlos Drummond de Andrade. Procurei valorizar o nosso Prata da casa, poeta sulmatogossense, Manuel de Barros, com sua "Auto-biografia" e alguns de seus versos metalinguísticos da obra:"Matéria de Poesia".
Como o tema da unidade era Trabalho, usamos o vídeo do youtube"Operário em Construção".

Um ponto que foi muito jóia foi o estudo do gênero poético cordel, mostramos a produção de uma poeta de nossa região, Odila Lange, com seus cordéis que abordam temas como: direitos do cosumidor, meo ambiente,e tc.
Usamos um pequeno vídeo : Cordel do fogo encantado.

Deixamos a avaliação da oficina para a última parte.
Os cursistas disseram ter gostado, mas acharam que a quantidade de informações era muito grande, pois alguns ainda tinham dúvidas sobre o funcionamento do curso.
Durante a oficina também fui ponderando, processando as modificações e ajustes que deveriam ocorrer nas próximas oficinas.

Fou uma verdadeira maratona: conciliar "alunos" novos, entrega de kits, controle de tempo, alguns imprevistos.

Um comentário:

  1. Oi Daura, que bom que o GestarII está dando certo.Sobre a Caixa de Linguagem, está no AAA4(pg 113). São intruções para trablhar com vários tipos de textos.Bjos

    ResponderExcluir